Em resposta aos eventos climáticos que resultaram em inundações e deslizamentos no Rio Grande do Sul, o Governo Federal irá realizar a contratação emergencial de serviços de locação de mão de obra, veículos de carga e equipamentos de construção para limpeza e desobstrução de áreas urbanas no estado. A medida visa a atender os municípios gaúchos que estão em situação de calamidade pública ou emergência , em razão das fortes chuvas na região.
Com um valor total estimado de R$ 61 milhões, a contratação faz parte dos esforços federais para auxiliar na recuperação das regiões afetadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul, que começaram em 24 de abril e causaram significativos danos humanos e materiais, incluindo a destruição de residências, estradas e pontes.
A medida abrange 418 municípios, sendo 78 em estado de calamidade pública e 340 em situação de emergência . A licitação será dividida em 72 itens, distribuídos por nove regiões, e inclui contratações de pessoal de serviços gerais e de obras, escavadeiras, retroescavadeiras, caminhões e tratores.
Além da contratação para limpeza urbana, outra frente de atuação do Governo Federal para mitigar os impactos das enchentes no Rio Grande do Sul e garantir o bem-estar dos cidadãos é a contratação por dispensa de licitação para distribuição de kits de higiene pessoal e de limpeza doméstica para as comunidades atingidas .
As informações sobre a dispensa eletrônica podem ser encontradas aqui .
As propostas podem ser enviadas até às 8h59 (horário de Brasília) desta quarta-feira (10/7).
Por Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos
Texto publicado originalmente por agenciagov.ebc